TP: Braga garante oitavos com golo de Paulinho ao cair do pano

Publicado por em 26 Novembro, 2018

Paulinho foi decisivo, ao apontar o golo da vitória.

Paulinho foi decisivo, ao apontar o golo da vitória.

O Sporting Clube de Braga conseguiu este domingo a última vaga de apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal depois de bater o Sport Clube Praiense por 2-1. Os golos do Braga foram apontados por João Novais (47’) e Paulinho (89’).

Num fim de tarde gélido e com muita chuva à mistura houve festa da prova rainha no Municipal de Braga. Depois do Felgueiras, altura para encarar outra equipa do Campeonato de Portugal – O Praiense. Teoricamente o Braga era real candidato, mas dentro das quatro linhas o futebol praticado nem sempre o demonstrou.
O SC Praiense saiu dos Açores com três vitórias na bagagem e à procura de vencer em Braga. A partir do apito inicial dado por João Pinto, árbitro da partida, o foco estava direcionado para aquele que foi, talvez, o jogo mais importante da vida de alguns daqueles jogadores.
O Braga entrou lento nos processos e com várias dificuldades para chegar perto da área de Tiago Maia. O Praiense trouxe a lição bem estudada e defendeu toda a primeira parte com cinco homens bem recuados, impedindo espaço entre linhas, dificultando e muito a vida aos da casa. Esta dificuldade está bem patente nas estatísticas da primeira metade da partida, com muita posse de bola para os guerreiros, mas com apenas um remate à baliza, de João Novais, que ainda assim saiu fraco e à figura.
Não podia estar satisfeito Abel Ferreira, que foi sempre um homem irrequieto no banco de suplentes.
Com a segunda metade veio também o “sumo da laranja” do jogo. Logo ao minuto 47 o Braga conseguiu chegar à almejada vantagem, depois de um lance fortuito que permitiu a João Novais inaugurar o marcador.
Ao minuto 71 acontece o lance mais discutido do jogo. O central Raúl Silva fez uma falta à entrada da área sobre Danny Esteves, quando o médio dos açorianos se preparava para encarar Marafona no um-para-um. O árbitro João Pinto entendeu que a falta foi digna de cartolina amarela, ação muito discutida em campo e no banco de suplentes pelos visitantes, que pediam vermelho direto.
João Novais viria a estar novamente em evidência ao minuto 75, mas por motivos bem menos felizes. O médio bracarense não conseguiu evitar um braço na bola dentro da sua área, após livre bem executado de Itto Cruz. Após alguma ponderação o árbitro da partida decidiu pela marca de castigo máximo. A igualdade no marcador veio logo de seguida, com o penalti a ser cobrado por João Peixoto.
Até aos últimos minutos do encontro, destaque para a força de vontade e entrega dos homens do Praiense, que nunca baixaram os braços em busca do segundo golo. Exemplo disso foram as duas bolas nos ferros de Marafona e ainda um excelente remate de Diogo Moniz, que obrigou o guardião da casa à defesa mais bonita da noite.
O balde de água fria para os visitantes chegou já perto do final, aos 89’, quando Paulinho deu a cabeçada certeira que colocou o Braga nos oitavos de final da competição. Num livre bem batido por parte de Sequeira surgiu o avançado português entre dois defesas e, mais alto que toda a gente, disferiu um cabeceamento para o fundo das redes de Tiago Maia.
Apesar da cara de tristeza e desânimo, os homens de Francisco Agatão nunca baixaram os braços e foram dignos vencidos até ao último apito.
O Braga vai ter de esperar pelo meio-dia da próxima sexta-feira para conhecer o seu próximo adversário na Taça de Portugal.

 

FICHA DO JOGO

TAÇA DE PORTUGAL 4ª ELIMINATÓRIA

Estádio: Municipal de Braga

Árbitro: João Pinto

SC Braga:

Marafona, Marcelo Goiano, Bruno Viana, Raúl Silva e Sequeira; Palhinha, Wilson Eduardo (Ricardo Horta, 78’), João Novais (Fransérgio, 85’), Murilo, Fábio Martins (Eduardo, 67’), Paulinho;

Treinador: Abel Ferreira

SC Praiense:

Tiago Maia, Diogo Careca, Cristiano, Diogo Moniz, Magina (Fonseca, 71’), Celso Raposo, Vitinha, Danny Esteves, Forbs (Buba, 57’), Itto Cruz, João Peixoto;

Treinador: Francisco Agatão

DISCIPLINA

Amarelos:

SC Braga: Wilson Eduardo (69’), Raúl Silva (72’), João Novais (75’), Palhinha (85’);

SC Praiense: Forbs (28’), João Peixoto (33’), Itto Cruz (85’);

GOLOS: (1-0) João Novais (47’); (1-1) João Peixoto (71’); (2-1) Paulinho (89’);

Melhor em Campo: Paulinho

 

© Fotos: Facebook Oficial Sporting Clube de Braga

Categorizado como

Current track
Title
Artist